segunda-feira, 5 de novembro de 2012

A inteligência do Estado

Todos os dias o Estado se afadiga para criar umas centenas de "novos pobres" a quem tem depois que dar comida nas quase 500 cantinas sociais já existentes no país: assim por alto, umas 34 mil refeições diárias (ver aqui). A coisa tem tido um tal sucesso que está mesmo prevista a abertura de mais 100 destas cantinas até ao final do ano.
 
Motivo mais do que suficiente para se poder concluir que a restauração "low cost" - termo fino para designar a velhinha "sopa dos pobres" - tem grande futuro neste país.  Ou melhor, ao que tudo indica, é  cada vez mais o único futuro que este país tem para oferecer a 15,7% da população (segundo os números oficiais, que os números reais serão certamente bem superiores - ver aqui), and counting. Custo previsto deste Programa de Emergência Alimentar para 2013: assim por alto, uns 50 milhões de euros. Sem qualquer retorno, claro.

Pena é que almoços tão baratos tenham, afinal, um preço tão elevado (desemprego, pobreza, indigência, ...) para os cada vez mais numerosos clientes. Não tenho dúvidas de que, se pudessem muitos dos clientes trocariam o almoço grátis pelo emprego que perderam. E com benefícios para o Estado!
 
Ah, e diz que é para poupar dinheiro... Imagine-se!

1 comentário:

FM disse...

E piora a cada dia.