domingo, 8 de janeiro de 2012

A austeridade à portuguesa

Em Portugal, três penadas bastam para perceber que a crise em que estamos mergulhados é bem mais grave do que parece à primeira vista e vai muito além da questão dos €uros1ª penada aqui; 2ª aqui e 3ª aqui

Em síntese, e numa penada apenas:Os ministros têm "cartão dourado", apesar dela. Por acaso este até é ex-ministro mas quando, aqui há uns meses atrás, estava no governo, a crise já nos "assistia" e bem, por isso conta. Além de que nada se sabe - ainda - sobre os "cartões dourados" dos ministros e secretários de estado do atual governo, mas não será assim tão diferente. E depois há aquelas situações - e são cada vez mais - em que a crise obriga a poupanças no mínimo estranhas.

Ora, poupar assim num país de gente velha - por isso mesmo, doente e com poucos recursos financeiros - e, sobretudo, no interior desertificado, onde os meios são ainda mais limitados dá que pensar, embora todos saibamos que abusos havia e muitos. Só não se entende é porque, na posse dessa informação, nunca a administração tomou quaisquer medidas para os impedir e vem agora cortar desta forma brutal logo do lado mais fraco mas, claro, tão mais fácil: o dos utentes do SNS.

Sem comentários: