segunda-feira, 28 de março de 2011

As leis teóricas e a sua contradição natural

1. Lei de Lavoisier: na natureza algumas coisas perdem-se, de facto, e ainda assim conseguem transformar-se. A grande árvore que a tempestade derrubou é agora suporte para um belo ninho de cegonha, continuando os ramos a crescer no tronco que ficou enraizado.

Vila Boim, 28/3/2011
2. Lei de Murphy: por vezes o que está mal não fica pior. Só mesmo a natureza para fazer acontecer as coisas desta forma, exactamente ao contrário do que ocorre quase sempre com a nossa própria vida: o que está mal, pode sempre ficar pior ainda.

Vila Boim, 28/3/2011
P.S. - Espiolhar em directo o quotidiano das cegonhas que nidificam numa plataforma colocada pela REN no cimo de um poste de alta tensão na zona do Porto Alto é possível no webcegonhas. Espreitei há pouco: as cegonhas enfrentam corajosamente a chuva miudinha deste fim de tarde e um vento áspero e frio enquanto chocam dois ovos (só um dos ninhos é que tem postura, no outro ainda não chegaram a essa fase). Bem mais adiantados estão os Grifos que nidificam nas falésias rochosas das Portas de Ródão e que já são pais de pelo menos um "grifinho" que se abriga do frio sob as asas da mãe. A vida íntima desta família fantástica também pode ser espreitada em grifos na web. Nada tenho contra este "big brother" natural, que até é bem pedagógico.

Sem comentários: