segunda-feira, 19 de abril de 2010

Gadgets com futuro



A Biblioteca Digital Mundial, patrocinada pela UNESCO em conjunto com outras instituições e coordenada por Abdelaziz Abid, já está disponível na Internet, através do sítio www.wdl.org.

Nela se reunem mapas, textos, fotografias, gravações e filmes de todos os tempos e explica, em sete idiomas (árabe, chinês, inglês, francês, russo, espanhol e português), as grandes obras e relíquias culturais de todas as bibliotecas do planeta: desde alguns códices precolombianos aos primeiros mapas da América, desenhados por Diego Gutiérrez para o rei de Espanha, em 1562. Os "tesouros" incluem o "Hyakumanto darani" , um documento em japonês, publicado no ano 764, e considerado o primeiro texto impresso da história; um relato dos aztecas, que constitui a primeira menção do Menino Jesus no Novo Mundo; trabalhos de cientistas árabes desvelando o mistério da álgebra; ossos utilizados como oráculos e esteiras chinesas; a Bíblia de Gutenberg; antigas fotos latino-americanas da Biblioteca Nacional do Brasil e a célebre Bíblia do Diabo, do século XIII, da Biblioteca Nacional da Suécia, etc, etc, etc.
Esta biblioteca digital tem, para já, 1200 documentos disponíveis mas foi pensada para acolher um número ilimitado de textos, gravações, mapas, fotografias e ilustrações.

PS. - Há mesmo gadgets que valem a pena! Este é um deles. Já visitei e é, de facto, um belo presente da UNESCO para todos nós.

Sem comentários: