sábado, 14 de agosto de 2010

Geração (à) rasca

Aí por meados da década de 90, tentava Manuela Ferreira Leite governar esse mastodonte enlouquecido que é o Ministério da Educação quando decidiu, como todos os que a precederam e lhe sucederam, deixar no lombo da besta a marca do seu ferro pessoal. Neste caso particular foi o estabelecimento de propinas obrigatórias para todos os estudantes que frequentavam o ensino superior. E o estribilho “não pagamos, não pagamos” não tardou a fazer-se ouvir por todo o país em manifestações mais ou menos convincentes que tiveram o seu ponto alto em Lisboa, quando os estudantes usaram literalmente o apelido de família da ministra para exibições públicas que chocaram o país dos brandos costumes que prefere fazer e dizer barbaridades e vulgaridades no recesso do lar, ou de outro sítio qualquer, longe da grande multidão. Vicente Jorge Silva, então director do Público, registou essa indignação num editorial que o tornaria famoso, pois foi lá que surgiu a designação que ficaria para sempre – para o bem e, sobretudo, para o mal – colada aos estudantes que, nas ruas, manifestavam o seu descontentamento: a “geração rasca”. Esta era a geração nascida na segunda metade da década de 70, do pós 25 de abril. André Valentim Almeida, nascido em 77, chama-lhe a “geração sanduíche”: a geração dos que não conheceram nem a ditadura, nem a revolução propriamente dita. E sobre ela diz que “Vemos muitos trabalhos sobre o que foi a ditadura e o que foi a revolução, mas sempre na visão daqueles que a viveram de facto. Julga-se que esta geração, nascida por essa altura, não sofre os efeitos desse acontecimento”, mas considera que essa é uma visão muito redutora.

Decidiu por isso fazer um documentário nos seus tempos livres, usando meios amadores e poucos recursos e foi entrevistar personalidades conhecidas, de diferentes áreas – literatura, música, arte, crítica literária, etc - como Gonçalo M. Tavares, Joana Vasconcelos, JP Simões , valter hugo mãe, Jacinto Lucas Pires, Pedro Mexia e outros. O resultado desse seu trabalho intitula-se Uma na Bravo Outra na Ditadura e pode ser visto online no endereço http://go.to/bravoditadura, onde o seu autor decidiu disponibilizá-lo gratuitamente.

É um belo exercício de descoberta de si e dos outros e de como o 25 de Abril, afinal, teve impacto na vida de todas estas pessoas que, por terem nascido em meados da década de 70, estão como que entre o passado e o futuro. No entanto, nenhum dos seus convidados surge identificado, pois André Almeida achou que “devia tratar a geração como um todo e não a queria personalizar. Queria o que estas pessoas tinham para me dizer, mas não queria o peso que vem com os nomes deles. Mas percebo que isso seja polémico.”

André Almeida encontrou uma geração que “sofre de uma crise de identidade não diagnosticada”, que revela um perturbador distanciamento relativamente à política, e que vive uma nostalgia precoce. Comprova-o Nuno Markl, um dos entrevistados, com a sua Caderneta de Cromos (que passa na Rádio Comercial) e que tem revivido todas as referências culturais, musicais e artísticas dos anos 80, com um sucesso impressionante. É a geração que tinha apenas dois canais de televisão para ver – por isso, “toda a gente sabia o que tinha dado ontem” - e que por isso, cresceu numa espécie de monocultura, na qual a revista alemã Bravo – cujos artigos sobre música e cultura pop ninguém conseguia ler – era a grande referência cultural, tendo funcionado até, para muitos dos entrevistados, como “um verdadeiro símbolo da modernidade”.

O rótulo de “geração rasca” paira sempre, mas André Almeida rejeita-o e declara que há mesmo é “uma incapacidade de nomearmos a nossa geração por falta de identidade”. Arrisca apenas, e à semelhança de muitos dos seus entrevistados, a designação de “«geração sanduíche», porque está presa entre duas fatias: uma de antiguidade e outra de modernidade”.

São ao todo sessenta minutos extraordinários de aproximações múltiplas a uma época e ao seu difuso mal-estar que é, afinal, também um pouco ainda a minha geração. E valem bem a pena:
  


Nota: as citações são da entrevista concedida por André Valentim Almeida, autor do documentário, ao Sol (14/8/2010).