terça-feira, 11 de outubro de 2011

Almas gémeas

Pergunta de algibeira: que têm em comum estes dois emproados figurões?


A resposta, embora breve, não é nada simples: o desplante. O da esquerda é inglês e chama-se Edward Davenport, "Fast" Eddie" para os amigos que lhe frequentavam as festas. O da direita é o nosso Pedro Xavier Pereira, mais conhecido pelo nome artístico de Dr. Cohen Pereira, assim auto-designado "por razões genealógicas" (seja lá isso o que for).

Ambos viveram, durante anos, e muitíssimo bem, à custa de um expediente idêntico: defraudaram dezenas de pequenos empresários a precisar de financiamento para salvar os seus negócios, extorquindo-lhes a maior quantidade de dinheiro possível, a pretexto de oferecerem "garantias" à empresa que, supostamente lhes concederia depois o empréstimo.  Este esquema que, em Inglaterra, era feito pela "Gresham" é em tudo semelhante ao que a "Megafinance" aplicou por cá: os empresários nunca mais viam o dinheiro, nem o seu, muito menos o do tal empréstimo e, com as dívidas a agigantar-se, eram forçados a abrir falência.

O "guru" financeiro português está detido desde agosto a aguardar os acontecimentos, enquanto o "maninho" inglês foi agora condenado a oito anos de cadeia. Dadas as singularidades do funcionamento do nosso sistema judicial é muito arriscado fazer previsões sobre o futuro do tal "Dr." Cohen Pereira. O mais provável é vir ainda a ser ilibado de todas as acusações e instaurar depois um processo por difamação aos empresários que espoliou, acompanhado pela exigência de uma choruda indemnização. Até porque, como escreveu no blogue homónimo que mantém desde 2010, "Só vençe quem luta". Assim mesmo, com cê cedilhado e tudo! E a personagem promete mesmo vir a dar muita luta! Talvez esta que foi uma das suas primeiras postagens se possa até qualificar como premonitória:

in http://cohenpereira.blogspot.com/
Também "Fast" Eddie, perdão, Lord Davenport, se apresenta na página de entrada do seu website como um verdadeiro vencedor nascido numa família "bem estabelecida" e muito bem rodeado de fotografias-troféu das celebridades com quem convivia socialmente:

In http://www.davenporttrust.com/
O nosso tuga, que não é Lord mas é  Dr. e "Cohen" Pereira, também apresenta no seu blogue um perfil à altura das mais selectas linhagens lusas, quiçá europeias:


Temos diante de nós "os" verdadeiros "entrepreneurs" da nossa decadente sociedade ocidental e capitalista, sobretudo porque, cada um deles à sua maneira é Mestre absoluto na arte de dar a volta por cima. Por isso, mesmo nas situações mais complicadas, eles lá uma forma de ficar bem. 

Contudo, há entre estas autênticas "almas gémeas" uma diferença que salta à vista e que não é de somenos importância: pelo menos o "Fast" Eddie não dá erros de ortografia...

Perto destes dois figurões, Lestat, a vampiresca personagem criada por Anne Rice em "Entrevista com o Vampiro", é um autêntico anjinho. Basta observar o ar genuinamente ofendido com que o nosso "Dr." ainda tentou defender a sua "impoluta reputação" durante a entrevista de quatro bem contados minutinhos que concedeu à SIC! Uma obra-prima!


E fiquemos por aqui... mas tanta semelhança não deixa de ser intrigante. Devem ter frequentado a mesma escola ou algo assim... Se, por acaso, alguém souber onde fica esta tão venerável instituição é favor partilhar a informação que eu estou a precisar de aprender uns truques para melhorar as minhas depauperadas finanças.

Sem comentários: