quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Como os ricos enfrentam a crise

Circula por aí um mail viral que divulga as fotografias de um iate supostamente encomendado pela empresária Isabel dos Santos (filha do presidente de Angola, José Eduardo dos Santos) para poder passar uns belos dias de férias, descansada e longe do bulício dos mercados, das acções, dos investimentos e do capital em geral. Sim, que fazer dinheiro é cansativo, e muito! Ignoro se a notícia é verdadeira, ou se pertence à vasta panóplia dos chamados boatos e outros mitos urbanos que circulam por aí. Contudo, sendo pública e notória a avantajada fortuna familiar, não é difícil imaginar que até pode ser verdade. Eis então algumas das imagens do tal iate com 58 metros de comprimento e 38  de largura, "Wally et Hermès" de seu nome:



Claro que ficamos todos mais descansados quando sabemos que, apesar de possuir uma área de 3.400 m2 e ter capacidade para 12 passageiros e 20 tripulantes é um iate "verde" com 900 m2 de painéis solares, o que permite uma poupança de 20 a 30% no combustível e de 40 a 50% no consumo de eletricidade a bordo. Além de que lhe fica bem poupar os recursos petrolíferos da sua terra natal, cara Isabel...

Dispõe de três plataformas, uma piscina de 25 metros, um "spa", um "helicopter-pad", sauna, ginásio e sala de massagem, um passeio de 130 metros , uma sala de música, uma sala de jantar, um cinema, "decks sol", suítes, terraços, um "lounge", elevador, etc, etc, etc. Um luxo modesto, compreensível no cenário de crise financeira e económica global que tão bem conhecemos e onde já não fica bem aos ricos andarem por aí a exibir-se às escâncaras... Modesto sobretudo por se tratar de uma empresária conhecida pelo seu altruísmo e solidariedade para com o povo angolano, em prol do qual tem lutado incansavelmente todos os dias da sua ainda curta vida. Por isso é que necessita de um iate para poder descansar bem longe de cenários como este:

Imagem daqui

Mas, como sempre, o ótimo é inimigo do bom. Por isso, também aqui há um pequeno senão. Então para relaxar ao sol, tomar banho de piscina, respirar a saudável brisa marítima e comer umas lagostinhas grelhadas, acolitadas por umas colheradas de caviar beluga Petrossian, tudo bem regado com fresquíssimo champagne Cristal, não seria melhor um outro tipo de iate?

Aqui lhe apresento, cara Isabel dos Santos, a ilha-iate, um conceito totalmente inovador e que promete vir a fazer furor entre os abonados deste mundo, como a senhora. Ora observe bem, por favor. Veja como podia aqui acomodar na perfeição tanto a família como os amigos, com um mínimo de conforto garantido:


Pois é, Isabel! Pense melhor e siga o meu conselho. Vai ver que não se arrepende...

PS: se calhar é melhor pensar depressa pois é capaz de esgotar rapidamente ...

Sem comentários: