domingo, 18 de agosto de 2013

Coisas que me abespinham, encanitam e irritam - XIV

Ora cá estão eles em acção: os cidadões. E não, não há qualquer problema com a ortografia. É em -ões mesmo.

Elvas: 18/8/2013
É que um carro estacionado - ainda que seja num parque subterrâneo e pago -, mas com o vidro traseiro coberto de pó, faz-lhes muita impressão e não conseguem passar por ele sem deixar logo um "recado" ao proprietário. 

No entanto, tenho cá para mim que devem ser precisamente  os mesmos cidadões que saem de casa com o saquinho do lixo muito bem atado, passam em frente dos contentores, mas só param quando chegam a um sítio isolado para então o depositar com mil cuidados a fim de que, com o tempo, o lixo se disperse pela berma da estrada. Ou mesmo os que se dão ao trabalho de carregar o electrodoméstico avariado - de preferência um de grande porte, tipo frigorífico ou máquina de lavar roupa - para o sítio mais ermo e improvável que conseguirem encontrar para aí o depositarem. E os mesmos que vão pela rua atirando para o chão tudo quanto é papel, garrafa, lata, pacote, saco, escarro, beata, etc, etc. 

Ou talvez até aqueles que, na saída para as férias, atiram com o animal de estimação - cão ou gato - pelo janela do carro fora, ao mesmo tempo que carregam a fundo no acelerador dizendo: não faz mal, quando voltarmos arranjamos outro... Ou mesmo dos que levam os familiares idosos e dependentes às urgências hospitalares e depois se esquecem de os ir lá buscar: ai, mas que cabeça a minha...

E também não tenho quaisquer dúvidas de que o carrinho destes cidadões deve andar um mimo de limpeza e polimento... Haja mas é pachorra para aguentar tanto civismo!

Sem comentários: