domingo, 30 de setembro de 2012

Pode-se

Évora: Rua Diogo Cão; 30/9/2012
Pode-se insultar a inteligência de quem, fazendo uso dos seus direitos de cidadania, discorda  democraticamente das decisões tomadas por quem governa (ler notícia aqui)



Pode-se afirmar convictamente que a proposta de Redução da TSU à conta dos salários é uma "medida extraordinariamente inteligente", apesar de ela ter gerado uma onde de unanimidade como há muito não se via no país (até a própria troika já veio lavar daí as mãos). 

Pode-se fazer um discurso de auto-louvor: "não passariam no primeiro ano do meu curso da faculdade". A minha exigência, o meu rigor académico, ou seja, sou bom, sou mesmo muito bom. No fundo, a minha extraordinária inteligência, porque eu já tinha proposto isto n vezes...

Pode-se até fazer questão de dizer tudo isto publicamente e continuar, sem qualquer problema (nem sequer de consciência) a ser "consultor do governo para as privatizações" (entre mais uns quantos biscates aqui e ali), auferindo de um vencimento mensal que, à luz das suas próprias palavras ("qualquer pessoa que acha que o programa de ajustamento português se faz sem apertar o cinto 'tá com certeza um bocadinho a dormir, não é verdade?") é, no mínimo, chocante.

E ainda há quem tenha dúvidas sobre a qualidade da nossa democracia...

Sem comentários: