segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Mais e mais ideias para vencer a crise

À atenção do senhor Ministro da Economia

Em tempos que já lá vão, quando a crise apenas se adivinhava ao longe, mas estava já a ser preparada com afinco, um certo ministro da economia tão sorridente quanto o atual - Manuel de Pinho de sua graça - inventou o célebre programa Allgarve.  O objetivo era "valorizar o Algarve como destino turístico de qualidade, associado ao glamour e sofisticação" e, de caminho, estourar mais uns quantos milhões todos os anos. Assim se sucediam os grandes concertos, os eventos gourmet, os torneios de golfe, os desfiles de moda, as festas para todos os estilos e gostos...

Agora que andamos a contar cêntimos o melhor que podemos fazer é criar um programa semelhante para todo o país, mas com espírito low cost: o Poortugal. Poderiam organizar-se vários espetáculos musicais de angariação de fundos para pagamento das pensões vitalícias dos senhores políticos. E se alguém convencesse o Tony Carreira a fazer um deles à borla, então é que era mesmo ouro sobre azul, pois ainda dava para pagar a mais alguns assessores.

Depois podia também organizar-se um grande Festival Nacional da Sopa dos Pobres, incluindo demonstrações ao vivo, feitas por chef's prestigiados, de como reciclar sobras de restaurantes, fazer grandes sopas com ainda menos ingredientes, ou até como fazer fantásticas omeletes sem usar um único ovo. Haveria também wokshops sobre a melhor forma de vasculhar os contentores do lixo à procura de comida, roupa e outros produtos recicláveis, para além de vários desfiles de roupa doada, a que se poderia associar uma grande campanha de recolha de roupas, no intuito de começar já a preparar a coleção para a próxima estação. 

E finalmente, com o alto patrocínio das câmaras municipais, poderiam ainda organizar-se diversos jantares-comício destinados aos desabrigados da crise, com a presença garantida dos media a filmar tudo e a fazer perguntas inteligentes a toda a gente e, como não podia deixar de ser, com direito a belos discursos do(s) autarca(s) promotor(es).

Acresce a tudo isto a poupança de mais uns largos milhares de euros com a reciclagem do slogan do programa Allgarve, que assentaria aqui que nem uma luva: continuar a permitir viver experiências que marcam... Com o sucesso estrondoso de uma iniciativa como esta,  e com o enorme impacto que ela teria nos media internacionais, "o" Álvaro poderia finalmente contratar mais um relações públicas para vender esta brilhante ideia em franchising não apenas aos PIG's, mas até mesmo aos GIPSY (Greece, Ireland, Portugal, Spain and Italy).

Enfim, tenho a certeza que seria mais um sucesso a juntar aos muitos que o ministro da Economia tem apresentado ao país nestes últimos tempos: o  Plano de Desestruturação dos Transportes Públicos e o Plano de Desincentivo à Economia Nacional.

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