terça-feira, 24 de janeiro de 2012

O "lugar do tempo" e da memória

"Lugar do tempo" realizado pelo ainda aluno do curso de Cinema na Escola Superior de Teatro e Cinema, Manuel Guerra, ganhou em 2011 o prémio "Património Imaterial" no  Concurso de Vídeo Fundação INATEL (ver aqui). Neste breve documentário pelas veredas da memória de um grupo de antigos mineiros alentejanos está contido todo o fascínio do realizador pelo Alentejo.

Numa recente entrevista ao Diário do Alentejo (ver aqui), fala da região com uma sensibilidade invulgar, embora ela não seja o seu berço. Algo que, segundo diz, lamenta. Reconheço-me nesta paixão incondicional por estas planícies tão agrestes e tão belas ao mesmo tempo, além de gostar francamente de gente que não tem medo de gostar por dentro desta terra.

Na impossibilidade de incorporar aqui o filme de Manuel Guerra fica a síntese do seu projeto:

proposição: «Em cada instante cabe o Mundo» (título de um livro de poesia de Armindo Rodrigues, publicado em 1945)


J. Boldt (1999) Pessoas 4

storyline: Um retrato colectivo de vinte mineiros reformados, que se reúnem para cantar, conviver e resistir.

sinopse: Um conjunto de vozes – umas suaves, outras roucas –, um fato de trabalho, um capacete que lhes ilumina o caminho e um lenço de cores portuguesas. São estes os elementos que constituem um dos grupos mais antigos e carismáticos da história do cantar tradicional alentejano: o “Grupo Coral do Sindicato Mineiro de Aljustrel”. Todos têm em comum serem companheiros de profissão, agora reformados que, depois de mais um dia, ganharam o hábito de se reunir para cantar. Nas suas vozes, a nostalgia oprime mas liberta: é o canto do trabalho, do amor e da memória, da luta e da resistência. «Lugar do Tempo» é um retrato do Alentejo. Uma reunião, provavelmente poética, de fragmentos e vestígios do tempo.

Argumento Ricardo Penedo | Produção Mariana Correia | Realização Manuel Guerra Imagem Ana Pires | Som Luís Nunes | Montagem Joana Góis

"A Muralha de Aço" das vozes e do balanço uníssono dos corpos:

Sem comentários: