terça-feira, 30 de agosto de 2011

O abismo entre ricos e pobres

Os ricos querem e podem. O que faz deles, para além de ricos, poderosos. Os pobres também querem mas não podem. À pobreza juntam assim a impotência face ricos e poderosos.

Por isso, os ricos querem sempre mais para poderem também cada vez mais. E a receita parece ser simples: os ricos e poderosos ameaçam acabar com tudo (emprego, investimento, pagamento de impostos, etc) para, depois, dosear melimetricamente as recompensas dadas aos pobres – e até aos remediados – de modo a que eles se contentem cada vez com menos e ainda se mostrem agradecidos por isso. Pérfida mas poderosamente eficaz, como se comprova diariamente nos noticiários do país e do mundo.

Um simples exemplo: dantes os ricos davam bodos aos pobres, mas agora os ricos, em plena 'crise' e sem qualquer resquício de pudor, dão cada vez mais magnificentes bodos aos ricos para ajudar os pobres têm eles a lata de vir dizer (veja-se aqui). Mas a versão mais recente e ainda mais arrojada da coisa é a manifestação da boa vontade dos milionários em pagar impostos ao estado. Ao que isto chegou!

"Now you can say that I've grown bitter,
but of this you may be sure:
the rich have got their channels
in the bedrooms of the poor."

Leonard Cohen, In Tower of songs

Sem comentários: