sexta-feira, 20 de maio de 2011

A arte de viver é, sobretudo, a arte de esquecer

Vou lendo - o gerúndio é fundamental nesta perifrástica - "Uma Viagem à Índia" de Gonçalo M. Tavares. Acabo sempre os serões com três ou quatro estâncias do livro como quem, antes de dormir, mordisca alguma coisa, não por ter fome, mas apenas para saciar a gulodice. O cansaço nunca me deixa ir muito mais longe. Chegarei à Índia de John Bloom quando chegar. Na verdade, não tenho pressa alguma. Mesmo porque, e como o próprio protagonista declara a estâncias 60 do Canto V* (sim, já passei o  tormentório cabo):
"Quero primeiro chegar à índia por dentro
- pensava Bloom -, construindo o esquecimento
da vida anterior como se constrói com paciência um edifício.
O esquecimento é uma faculdade da cabeça
aperfeiçoável como todas as outras
(como a sua inversa, por exemplo, a memória)
(...)"
Como já disse, não tenho pressa de chegar. Apenas quero ter a certeza de que alcançarei o meu objectivo pois, como Bloom (sempre ele) refere:
"O mundo não tem alcatifa, não pense tal, meu caro amigo,
nem em Paris o mundo real tem alcatifa.
O mundo tem madeira,
e a madeira tem falhas evidentes, lascas pontiagudas,
e quem sobre ela andar não sairá sem feridas
(o que também se poderá dizer do mundo).
O Mundo não foi feito para sobre ele se andar descalço."
(Estância 65, Canto III*)

Avancemos, pois, com precaução e vagar, tomando o tempo de saborear a Viagem (afinal, ainda faltam quatro Cantos).

* Gonçalo M. Tavares, Uma Viagem à Índia, Ed. Caminho, 2010.

Sem comentários: