segunda-feira, 3 de maio de 2010

Quando a escrita se torna doce

Leonor de Sousa Bastos cursou Direito mas o fascínio pela alquimia dos pontos de açúcar levou-a a dar um golpe de asa até Espanha para tirar, primeiro, um curso de cozinha e, logo a seguir, uma especialização em alta pastelaria. É em terras espanholas que continua a aperfeiçoar a sua arte.

Há já algum tempo decidiu criar um blogue – http://www.flagrantedelicia.com/ - onde tem divulgado as suas receitas e onde exprime na perfeição o apuro da sua arte. E todas elas ilustradas com fotografias de Miguel Coelho, que transformam simples fatias de bolo em objectos de pura fruição estética. Lançaram agora o primeiro livro com o mesmo título do blogue e a capa sintetiza na perfeição tudo o que há para dizer sobre o que está lá dentro.


Algumas receitas – como Porto ou Floresta Negra - são mesmo só para especialistas tal a complexidade da sua realização. Mas a simples leitura das várias etapas da sua confecção e as fabulosas imagens do produto acabado são um verdadeiro desafio sensorial e, sobretudo, uma autêntica viagem por sabores, texturas, cheiros e memórias. Ela dão notícia de uma paixão potenciada pelo entusiasmo e pela energia da juventude.

O futuro está carregado de doces promessas para Leonor Bastos. E ela bem merece que se concretizem.

Sem comentários: