quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Contradições

As contradições deste nosso mundo são engraçadas! Claro, nós que fazemos o mundo, também o somos! E eis aqui um belo exemplo da hipocrisia vigente! Em 2001, o ataque às Torres Gémeas gerou uma onde global de indignação, ódio e revolta. Algo sem paralelo, que levou diversos países, sob pretexto de esmagar as redes terroristas, a declarar guerra, a atacar e a destruir vários outros países, sem olhar a despesas, tanto em vidas humanas, como em meios materiais.

Contudo, a indignidade, o sofrimento e a indigência que, desde sempre, têm dizimado países inteiros, quase sempre por causas fúteis, nunca, até hoje, incomodaram praticamente ninguém. Apenas motivam umas campanhas de solidariedade que ficam bem e aliviam as pesadas consciências, embora não resolvam, de facto, coisa alguma.

Foi para chamar a atenção para esta desproporção contraditória e vergonhosa dos números e das reacções que eles despoletam que a MTV montou uma campanha publicitária constituída por estes três anúncios:


“2863 pessoas morreram. 824 milhões de crianças passam fome em todo o mundo. O mundo uniu-se contra o terrorismo. Já se deveria ter unido contra a fome”.


“2863 pessoas morreram. Há 630 milhões de sem-abrigo no mundo. O mundo uniu-se contra o terrorismo. Já se deveria ter unido contra a pobreza”.


2863 pessoas morreram. Há 40 milhões de infectados por HIV no mundo. O mundo uniu-se contra o terrorismo. Já se deveria ter unido contra a SIDA”.

Parece que estas imagens, e respectivos slogans, tocaram mesmo num ponto sensível e incomodaram tantos e tanto, que a estação americana foi forçada a cancelar, de imediato, a campanha. Aliás, os anúncios passaram uma única vez. Tendo isto acontecido no país que dá ‘lições ao mundo’ é caso para dizer: em casa de ferreiro, espeto de pau, ou seja, na grande casa da democracia, a consciência fica, quase sempre, à porta.