domingo, 31 de julho de 2011

Um reality show que talvez possamos ver por cá

É sobejamente conhecido o seguidismo acrítico dos nossos canais de televisão, especialmente os privados, no que aos reality shows diz respeito. Bons exemplos disso mesmo são o grotesco "Peso Pesado" (Biggest Loser) na SIC, ou o indescritível "Perdidos na Tribo Famosos"  da TVI. Face a este panorama é legítimo pensar que, mais cedo ou mais tarde, todo e qualquer reality show que passe lá fora, há-de também ser feito cá dentro. E não é muito difícil adivinhar qual será um dos próximos: The Apprentice (ou O Aprendiz), claro. Na versão original da NBC é apresentado e dinamizado (ou feito à medida do ego desmedido?) por Donald Trump, o rei dos patos-bravos, ou melhor, «o» pato-bravo. Está no ar desde 2004 e, ultimamente, também tem tido a inevitável (e intragável) versão "Famosos".


Por cá, é possível ve-lo na SIC Radical. Resume-se em poucas palavras: durante um ano, 16 ou 18 pessoas competem em eliminatórias na gestão e desempenho de cargos numa das empresas de Trump. A eliminação dos concorrentes é sempre anunciada pelo empresário em tom ríspido com a frase-refrão do programa: "Está despedido/a!".

Agora que estamos em grande crise financeira e económica e que é preciso arranjar formas de dinamizar as empresas nacionais, antes que elas se apaguem todas, julgo que esta era uma esplêndida proposta para ajudar a combater a dita crise, criando uma espécie de «clima» mais optimista no espírito das audiências televisivas. Talvez até surgissem algumas ideias (ou piadas) interessantes para animar o pessoal.

E o empresário português capaz de levar por diante tal empreendimento - até porque tem empresas em número suficiente para poder "emprestar" uma por quantia razoável (digamos assim) seria, claro está, o incontornável Joe Berardo. Já estou mesmo a imaginar os animados diálogos à volta da mesa na sala de reuniões e a frase "Está despedide!" a concluir a sessão! Ou o mais que provável "Fuck you!" Era só ver as audiências a crescer (para cima, como dizia o outro).

Donald Trump / Joe Berardo

Sem comentários: