terça-feira, 7 de setembro de 2010

Certas notícias são mais notícia do que outras

Ao que parece a crise aguçou a competição entre as revistas ditas “cor-de-rosa” que lutam pela sobrevivência num mercado já saturado, tentando cada ganhar, e manter, a maior ‘fatia’ de mercado possível. Não sei, mas imagino que não seja nada fácil mostrar ou escrever alguma coisa de diferente todas as semanas quando o panorama da socialite portuguesa é, à semelhança do país, pequenino, mesquinho e cheio de tiques à novo-rico... Contudo, os escaparates lá se vão enchendo e, pelos vistos, até há bastante público disposto a pagar para saber as últimas desta estranha faixa da nossa sociedade, em festa e felicidade, permanentes.

Aqui há dias, na sala de espera de um consultório, iludi a demora inusitada com a leitura de uma destas revistas que estava por lá à disposição de quem tinha que esperar para ser atendido e, no meio de um artigo sobre a suposta sucessão de escândalos inusitados que têm afectado a família real da Suécia por estes últimos tempos, encontrei esta fotografia e respectiva legenda que considero ser uma das melhores peças jornalísticas a que tive acesso nos últimos tempos. De tal modo que não resisti a surripiá-la...

Revista flash!, nº 377
Além da evidente, e até desculpável, gralha na palavra “novaido”, chamou-me a atenção o erro, esse sim bem grave, de concordância entre sujeito e verbo: “...o namorado envolveu-se com uma colega e engravidou”. Concluí que deve ser assim que se faz uma notícia verdadeiramente bombástica, capaz de aniquilar a concorrência, pois ficamos a saber que o ex-noivo da princesa ficou grávido depois de se ter envolvido amorosamente com uma colega de trabalho. Isto, sim, é notícia! Uma revelação destas é, no mínimo, de tirar o fôlego. Não admira, pois, que as revistas “cor de rosa” tenham tanto sucesso de vendas!