quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Museu misterioso

The Secret Museum of Mankind é uma obra ao mesmo tempo misteriosa e fascinante, uma viagem onírica e por vezes arrepiante pelas bizarrias e exotismos da humanidade nos cinco continentes - América, África, Ásia, Oceania e Europa -, os quais constituem outros tantos volumes da mesma. Publicada em 1935, pela editora Manhattan House, não tem índice, datas, páginas numeradas, créditos fotográficos ou sequer autor. Nem tem texto propriamente dito, apenas fotografias legendadas.

Segundo alguns é voyeurismo puro mas, sobretudo, um documento antropológico de valor acrescentado nestes tempos de globalização em que tudo e todos parecem cada vez mais semelhantes, em toda a parte do mundo. Portugal está representado no volume dedicado à Europa com diversas fotografias de uma tourada no Campo Pequeno e também pela fotografia desta madeirense no seu traje típico:


Todas as outras imagens e volumes se podem consultar neste endereço: http://ian.macky.net/secretmuseum/index.html

Mas The Secret Museum of Mankind é ainda o título, retomado na década de 90 pela Yazoo Records, de uma compilação de cinco cd's de música do mundo gravada entre 1925 e 1948, também nos cinco continentes.