sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Um país a arder por fora e por dentro

Estrela, 29/8/2010
A casa de Deus e das Cegonhas
Estrela é o nome de uma aldeia no meio do nada. Com os pés molhados pelas águas de Alqueva, é uma quase-ilha ligada ao resto do Alentejo por uma única estrada de alcatrão. Percorre-se a solidão e o silêncio das ruas vazias, impecavelemnte limpas e brancas, como se caminhássemos numa outra dimensão do tempo, ou como se os relógios estivessem imóveis. É a imagem perfeita do interior rural do país: parado no tempo à espera que a agonia lenta das casas faça o seu lento trabalho de destruição da memória.
Há já muitos anos que no Alentejo é assim, até pela própria natureza do povoamento e da distribuição da terra. Este deserto (de pessoas e, consequentemente, dos serviços) começa agora estender-se de forma mais acelerada ao interior centro e norte.




Estrela, 29/8/2010
A fachada-envelope de correio azul


O encerramento das escolas é só um sintoma, porventura o mais doloroso e significativo, da lenta agonia de um país inteiro a envelhecer precocemente à míngua de crianças e de jovens.
Podemos é estar certos de que haverá cada vez mais aldeias-ilhotas isoladas no grande mar seco e sem vida em que o interior rural do país se está a transformar. Até porque, votado propositadamente ao esquecimento, há já muitos anos que este mundo rural deixou de ter forças e meios para competir com o brilho e o fascínio das grandes urbes. Pagaram-se mesmo avultados subsídios para que as terras não ficassem incultas.
Estrela, 29/8/2010
A chaminé-cantareira

Sob o sol implacável de Agosto há um país que arde lentamente, de várias e irreversíveis formas. Quando as cinzas cobrirem até a própria memória dos tempos em que havia um país para lá da(s) grande(s) cidade(s) seremos certamente um país moderno ao nível dos melhores da Europa ou como dizia Almada Negreiros, com a acutilante ironia que lhe era peculiar, no "Manifesto Anti-Dantas": “PORTUGAL QUE COM TODOS ESTES SENHORES, CONSEGUIU A CLASSIFICAÇÃO DO PAÍS MAIS ATRASADO DA EUROPA E DE TODO O MUNDO! O PAÍS MAIS SELVAGEM DE TODAS AS ÁFRICAS! O EXÍLIO DOS DEGREDADOS E DOS INDIFERENTES! A ÁFRICA RECLUSA DOS EUROPEUS! O ENTULHO DAS DESVANTAGENS E DOS SOBEJOS! PORTUGAL INTEIRO HÁ-DE ABRIR OS OLHOS UM DIA – SE É QUE A SUA CEGUEIRA NÃO É INCURÁVEL E ENTÃO GRITARÁ COMIGO, A MEU LADO, A NECESSIDADE QUE PORTUGAL TEM DE SER QUALQUER COISA DE ASSEADO!”
Estrela, 29/8/2010
Celebração da vitória pessoal sobre a adversidade







E, no entanto, é por causa disto que ainda há sítios como a Estrela. O que não deixa de ser irónico.