domingo, 10 de outubro de 2010

Arqueologia das palavras: a crise do teatro

Teoria

“Acho que o teatro português está em crise permanente, que a crise é a sua natureza, porque o homem português é extremamente teatral, exerce a sua teatralidade em casa, na rua, no café, nos transportes comuns, e já não precisa de teatros profissionais. Todos os latinos têm uma grande carga de teatralidade. A rua aqui é diferente da de Estocolmo como a de Roma difere da de Berlim. Umas são ruas animadas, onde se passa sempre alguma coisa, onde acontecem sempre «cenas», enquanto que nos países nórdicos (não latinos, não católicos, protestantes), a teatralidade é muito mais contida, e a gente para se conhecer através da teatralidade tem que ir ao teatro. Daí que este, nos países frios, é muito mais procurado, muito mais cultivado, e talvez melhor. Em Portugal, essa crise está ligada à natureza humana, que não precisa do teatro porque o faz.”
Jorge Listopad, in Jornal Universitário, Nº 1-12/1985

Contra-teoria

“Teoria aliciante – a vida do teatro substituída pelo teatro da vida – a lembrar Evreinoff. As coisas, porém, que é como quem diz z prática, aí estão para corrigir a teoria. É que o teatro existe, opera, interessa as gentes, lá no mundo latino e católico. É ver aqui ao lado, em Espanha, em França, em Itália: o teatro nas ruas mas também o teatro nos palcos, nos teatros, quase sempre cheios.

Não, a meu ver as coisas têm menos a ver com a epistemologia e mais com a política. Não apenas a grande política, mas também com a pequena, com o comodismo, o desinteresse, a imbecilidade, que andam por aí aos pontapés e exercem uma censura permanente sobre o que existe ao mesmo tempo de mais frágil e de mais subversivo. O teatro precisamente. Enquanto o teatro for tratado como é, na comunicação social, em especial na RTP, nas escolas, nos próprios teatros, enquanto não for encarado como uma vivência do nosso quotidiano, tão indispensável como qualquer outra, o cinema, a televisão, o futebol, a bica – enquanto isso não acontecer continuaremos a lutar quase em vão.”
Carlos Porto, In Imprensa, 14/1/86