segunda-feira, 15 de março de 2010

Algumas pérolas e muito cascalho

Fim de semana passado a corrigir testes. Momento ‘privilegiado’ para recolher mais algumas “pérolas” estudantis (infelizmente, o ‘colar’ que tenho vindo a fazer ao longo dos anos já leva umas quantas voltas). É sempre complicado ver-me confrontada com este verdadeiro cascalho resultante do desinteresse e da indiferença dos alunos em relação à aprendizagem e à própria escola. Só não é mais dramático porque, no meio dos testes, ainda vou encontrando pérolas das verdadeiras (poucas, cada vez menos). E é por essas que, apesar de tudo, vale a pena continuar a ensinar.

A questão pedia que os alunos indicassem três características distintivas do texto dramático em relação ao texto narrativo. O aluno respondeu que “As caractrísticas destintivas do texto dramático relativamente ao texto narrativo são as seguintes: é mais dramatizado este tipo de texto em relação ao narrativo é mais realizado em peças (teatro), e dá mais trabalho que ao narrativo.” É dramático, de facto. Não se pode dizer muito mais...